7 de fev. de 2012

Jóia Rara : 2º Capítulo - Os Álvares Real retornam à Casa Grande


Choupana de Rosário : Sala

Rosário : Pelo amor de Deus, eu preciso levar essa criança para a Casa Grande, caso contrário, serei acusada de sequestro. Droga! A Tempestade está piorando, não posso leva-lá. Amanhã bem cedo eu preciso levar essa menina para seus verdadeiros pais.

Amanhece...

Casa Grande : Sala de Estar

Branca : E então? Vamos?
Rodolfo : Meu amor, tem certeza que quer partir ainda hoje?
Branca : Claro, claro que eu quero.
Margarida : Dona Branca, você acabou de ter essa criança.
Branca : Minhas malas estão prontas e vamos embora ainda hoje mesmo.
Rodolfo : Vou mandar o criado por as malas no carro.
Margarida : Posso segurar a criança um pouquinho?
Branca : Claro, né Margarida.
Margarida : Que lindo rapazinho ele é...
Margarida pensa : Eles nem imaginam que esse bebê não é fruto deles e sim de uma pobre camponesa que morreu.
Branca : Algum problema, Margarida?
Margarida : Não, nenhum.
Rodolfo : As malas já estão no carro.
Branca : Então, já vamos. Empregada, tome conta da Casa Grande como se fosse sua própria casa.
Empregada : Pode deixar, quando voltarem, ela está como nova.
Branca : Assim eu espero. Agora, vamos, Rodolfo. E vamos também, Armandinho...
Margarida : Armando é um lindo nome.
Branca : Assim como esse meu filho.
Rodolfo : Agora, vamos.
Branca, Margarida e Rodolfo vão para o Rio de Janeiro.

Choupana de Rosário : Quarto

Exausta, Rosário não conseguia acordar. Rosário só consegue acordar ao ouvir os prantos da bebezinha.
Rosário : Ah, meu Deus, eu preciso leva-la até o seus pais, menina. Vamos...
Rosário pega a menina no colo e vai até a Casa Grande.
Rosário : Como assim não estão?
Criado : O seu Rodolfo e a dona Branca partiram para o Rio de Janeiro.
Rosário : E sabe quando eles voltam?
Criado : Não, não temos nem previsão.
Decepcionada, Rosário volta para sua choupana com a pequena menina.
Rosário : É, parece que eu terei que cuidar de você, minha linda... Mas, qual poderia ser o seu nome?
Rosário vê os brincos de Esmeralda e já sabe o nome que por na menina.
Rosário : Já sei, seu nome será Esmeralda.
A menina sorri e Rosário fica feliz.

25 Anos mais tarde...

Choupana de Rosário : Sala

Mesmo cega, Esmeralda já fazia tudo em casa, e tinha se tornado uma linda mulher. Cinco anos após o nascimento de Esmeralda, Rosário adotou também Florzinha e Adrian, dois irmãos que haviam perdido seus pais em um acidênte. Florzinha ajudava Esmeralda e Rosário na Choupana e Adrian trabalhava na Casa Grande, cuidando dos cavalos da Fazenda.
Florzinha : Eu não consigo entender, Esmeralda.
Esmeralda : Entender o que?
Florzinha : Como você consegue fazer tudo sendo cega.
Esmeralda : As vezes, para enchergar, também pode se usar o coração.
Rosário : É isso mesmo, Esmeralda.
Adrian : Chegueei!
Florzinha : E então, como foi lá na Casa Grande?
Adrian : Muito trabalho e acho que serei recompensado com esse belo almoço que a minha linda mãezinha está preparando.
Esmeralda : Olha, nossa mãe é mesmo a melhor cozinheira da região.
Adrian : Ficaram sabendo?
Esmeralda : Do que?
Adrian : Ué, hoje chegam os donos da Casa Grande. O senhor Rodolfo e a dona Branca com o senhor Armando e sua noiva, Graziela. Me parece que também virá a mãe da Graziela.
Ao ouvir a notícia da volta de Rodolfo e Branca, Rosário derruba os pratos.
Esmeralda : O que foi isso?
Florzinha : Calma, Esmeralda, foram apenas alguns pratos quebrados.
Rosário : Não se preocupe, Florzinha, eu arrumo isso aqui.
Rosário pensa : Meu Deus! Os verdadeiros pais da Esmeralda estão aí.
Sabiá chega, assustando Rosário.
Rosário : Ah, Sabiá, você está maluco?
Sabiá : Aah, Ah, me desculpe, não era minha intensão! Eu vim buscar a minha Rainha, Eh, para nós iremos dar uma volta.
Esmeralda : Agora não dá, Sabiá, eu tenho que almoçar.
Sabiá : Almoçar? Ah, eu também, eu estou morrendo de fome... Ah, eu quero sim...
Sabiá se senta à mesa e todos riem.

Casa Grande : Sala de Estar

Branca : Lar doce lar.
Rodolfo : Depois de 25 anos, estamos de volta.
Branca : É muito bom estar de volta.
Armando : Não vejo a hora de montar à cavalo e sair por essa linda paisagem.
Graziela : Ah, eu vou com você.
Fátima : É tão lindo o amor de vocês...
Fátima pensa : E o dinheiro do meu querido irmão também...
Margarida : Graziela e Armando, venham comigo, mostrarei o quarto de vocês.
Fátima : Nem acredito que em breve, minha filha irá se casar com o Armando.
Branca : O Armando é um grande homem, se formou em medicina e agora está aí, de férias.
Rodolfo : Bom, eu vou ver os cavalos, se estão bem tratados. Com licença, damas da minha vida.
Branca : E então, Fátima, quer conhecer o seu quarto?
Fátima : Claro...

Casa Grande : Quarto de Graziela e Armando

Margarida : Fiquem a vontade.
Armando : Ah, é tão bom estar de volta ao lugar aonde eu nasci.
Graziela : O bom é estar ao seu lado.
Armando e Graziela se beijam.
Graziela : Em breve, o nosso casamento estará aí.
Armando : Não vejo a hora de nós nos casarmos.
Graziela : Seremos felizes para sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário